Fundada em 1993, a   é uma empresa dedicada ao desenvolvimento e comercialização de Equipamentos / Sistemas digitais nas áreas da Protecção, Controlo e Medida de redes eléctricas.

A sua divisão de Protecção e Controlo - ZIV grid automation, é integrada por uma equipa de profissionais responsáveis pelo desenvolvimento, aplicação e implantação de soluções no âmbito da protecção e controlo de sistemas de geração, transporte e distribuição de energia eléctrica em MT e AT.  A empresa possui uma ampla experiência na automatização de subestações de vários níveis de tensão, tanto a nível interno (Espanha) como a nível internacional.

Cabe destacar a importante implantação que o sistema ZIV possui actualmente no Brasil, por intermédio da CERJ (Companhia Eléctrica do Rio de Janeiro); concretamente através da automatização de 105 subestações de distribuição.

A nível interno, a ZIV é fornecedora de todas as empresas distribuidoras que operam em Espanha com sistemas integrados funcionando desde há mais de 10 anos, na IBERDROLA, ENDESA, etc.  Apenas em Espanha, o número de subestações automatizadas pela ZIV ultrapassa as 100.

Em Portugal, a ZIV está presente em instalações industriais, parques eólicos e outras centrais de produção, não só com o fornecimento de equipamentos de protecção, como também de sistemas integrados de protecção e controlo.
ZIV