TDMS


TDMS é a plataforma de software desenvolvida pela ISA para controlo, aquisição e gestão de dados de todos os seus equipamentos de ensaio.
Para além das funções essenciais de controlo e aquisição sinais, o TDMS gere uma base de dados, o que o torna numa poderosa ferramenta de gestão de informação, fundamental nas  actividades de manutenção e aferição de equipamentos eléctricos.

Os dados e resultados dos testes são registados na base de dados, permitindo a análise de resultados históricos. 

O TDMS permite a configuração de redes eléctricas com subestações e feeders, reunindo na mesma base, duma forma integrada, informação proveniente de:
    - Relés de protecção
    - Transformadores de medida
    - Transformadores de potência
    - Disjuntores
    - Contadores de energia
    - Transdutores de medida
    - Analisadores de qualidade de energia
    - Redes de terras
Base de dados
ENSAIO DE RELÉS DE PROTECÇÃO                                                                               
O TDMS permite que o utilizador seleccione de uma forma rápida e simples a ferramenta mais adequada ao teste que pretende realizar.

Desde o painel de controlo manual, provido de um interface gráfico simples e e intuitivo, que permite o comando directo das saídas dos equipamentos, possibilitando o ensaio de qualquer tipo de relé, o TDMS disponibiliza ainda módulos para teste automático de alguns tipos específicos de protecções:

   - Relés de corrente;
   - Relés diferenciais;
   - Relés direccionais
   - Relés de distância;
   - Verificadores de sincronismo,
   - etc.
Janela de controlo manual
Módulo de teste de relés de corrente
Módulo de teste de relés de distância
Módulo de teste de relés direccionais
TDMS disponibiliza também um módulo de edição e reprodução de registos de perturbografia COMTRADE, que permite a análise do comportamento dos relés de protecção perante transitórios capturados por analisadores oscilográficos, e um módulo de geração de harmónicas até à 100ª. Existe ainda um editor de planos de ensaios, que permite a programação do ensaio em relés multifunções. 
Módulo  de edição e reprodução de transitórios
Módulo de geração de harmónicas
ENSAIO DE TRANSDUTORES DE MEDIDA, CONTADORES E ANALISADORES DE ENERGIA 
TDMS permite o ensaio automático de contadores de energia de acordo com a norma CEI 521.

Este ensaio é aplicácel a contadores Classe 1, 0,5 ou 0,2, podendo ser efectuado com ou sem recurso a um contador padrão externo. Realiza os testes de carga e sem carga e calcula de forma automática o erro, editando-o sob a forma gráfica e de tabela de dados.

O ensaio de transdutores de medida calcula de forma automática o erro dos equipamentos, editando-o sob a forma gráfica e de tabela de dados.

Este ensaio é aplicável a transdutores de corrente, tensão, frequência e a todo o tipo de transutores de potência.
Ensaio de contadores de energia
TESTE DE TRANSFORMADORES DE MEDIDA E DE POTÊNCIA                                          
Associado aos equipamentos T2000 e T3000, o TDMS permite o registo e a análise dos resultados dos ensaios efectuados em transformadores de intensidade, de tensão e de potência.

É realizada a edição de resultados sob a forma gráfica, sendo, por exemplo,  possível a sobreposição e comparação das curvas de magnetização de  transformadores de intensidade.
Verificação da curva de magnetização de um TI
ANÁLISE DE DISJUNTORES                                                                                                 
Associado aos equipamentos CBA 1000 e CBA 2000 , o TDMS permite o registo e a análise dos resultados dos ensaios efectuados em disjuntores.

É realizada a edição gráfica das formas de onda para cada canal, sendo possível a sobreposição e comparação de diferentes curvas no mesmo gráfico.
Resultado do ensaio a um Disjuntor
Apresentação
Catálogo Geral Resumo